News & Events
Borland StarTeam Overview
Difficulty level not set for this Post
Tweet
Desenvolver sistemas certamente não é uma tarefa simples e sem controle ou qualquer tipo de gestão é ainda pior. Manter o código-fonte da aplicação bem atualizado é a tarefa, diria, que mais importante do processo de desenvolvimento. Vou lhes contar uma história para que entendam onde quero chegar.
Particularmente já trabalhei com todo tipo de gestor e a pior experiência que já tive foi em uma empresa onde o código-fonte oficial, ou seja, o que gerava a versão final do sistema, ficava armazenado no computador do coordenador. Todos os dias tínhamos como tarefa inicial baixar os fontes mais recentes da máquina do coordenador para nossa máquina e trabalhar nas novas features ou manutenções do sistema. No final do dia pegávamos os arquivos modificados e, manualmente, devolvíamos ao computador do coordenador. Isso mesmo! Não estou inventando isso.
Siga autor @asrsantos no Twitter agora e fique por dentro de todas as atualizações do blog.
Certamente isso gerava vários problemas, vejam alguns:
- Retrabalho: As vezes acontecia a falta de comunicação e dois ou mais programadores alterava o mesmo arquivo .pas ou .dfm. No final do dia o merge tinha que ser feito manualmente;
- Retorno de antigos bugs: Sim, tínhamos o problema de “esquecimento” e um antigo bug poderia facilmente reaparecer porque algum desenvolvedor “esqueceu” de atualizar o código-fonte;
- Falta de integração da equipe: Ninguém tinha a mínima noção de quem estava mexendo em qual fonte.
Esses forma apenas alguns problemas diários que encontrávamos. Quando assumi o cargo de coordenador pela saída de outros veteranos na empresa, fiz questão de ir atrás de soluções para esses e outros problemas que surgiam no dia a dia devido a falta de gestão do código-fonte.
JEDI VCL
A primeira e gratuita solução que encontrei foi o JEDI VCL que é específico para o uso com Delphi. Sua configuração, instalação e mesmo seu uso são extremamente simples, embora não possua os mesmos recursos do Borland StarTeam. Por isso, ao término desse micro-curso veremos como fazer uso do JEDI VCL para quem quer trabalhar integrado ao Delphi.
Bem, mas retornando ao assunto: fiz a implantação do JEDI na empresa. Instalei a versão server no servidor de arquivos e a client em todos os desenvolvedores. Resultado? 90% menos problemas com gestão do código-fonte. E mais: os arquivos Word, Excel, PDF, Project e outros que faziam parte da documentação dos sistemas bem como componentes de terceiro e componentes próprios também passaram a ser geridos pelo JEDI.
O que estou tentando dizer é que uma simples ação me rendeu um grande desempenho da equipe, mais tempo para brainstorms haja vista que os grandes problemas de bugs, correções, atualizações de código-fonte, etc, foram reduzidos ou extinguidos.
Borland StarTeam
Com o Borland StarTeam conseguimos ter maior controle das atividades, controle do código-fonte e versão do sistema, controle das versões de documentações, entrada de requisitos de sistema, fórum interno, change request, tarefas, etc. Veremos nesse curso como fazer uso intensivo do StarTeam para melhorar a integração das equipes e melhorar a qualidade do produto final.
Essa primeira vídeo-aula demonstra de forma geral quais as principais características do StarTeam e como podemos utilizá-lo no dia a dia.
Overview
Para as aulas usaremos um sistema operacional Microsoft Windows 2003 Server instalado em uma máquina virtual rodando pelo player do VWare. A máquina virtual possui um Borland StarTeam Server/Client 2005 (Figura 1).
Figura 1. Borland StarTeam 2005 Server
Na máquina cliente usaremos a versão 2008 do client do Borland StarTeam (Figura 2 e 3).
Figura 2. Borland StarTeam 2008 Client
Figura 3. Cliente do Borland StarTeam 2008
Projeto
Para que possamos fazer diversos testes, nós adicionaremos um novo projeto (Figura 4) ao StarTeam e ao Delphi e então faremos os check-ins, check-outs e utilizaremos outras funcionalidades do software na prática.
Figura 4. Projeto Aula 1 adicionado ao StarTeam
Vídeo
Essa primeira vídeo-aula que fala sobre o overview das funcionalidades do Borland StarTeam já está disponível em meus dois canais tecnologia no #Vimeo e no #YouTube.
Assista na íntegra
Veja a seguir o vídeo de abertura da série de aulas sobre StarTeam. Lembrando que é extremamente importante que você dê seu feedback clicando no botão Gostei. Assim você ajuda a divulgar o vídeo e a melhorar o conteúdo do canal
Essa primeira vídeo-aula que fala sobre o overview das funcionalidades do Borland StarTeam já está disponível em meus dois canais tecnologia no #Vimeo e no #YouTube.
Assista na íntegra
Veja a seguir o vídeo de abertura da série de aulas sobre StarTeam. Lembrando que é extremamente importante que você dê seu feedback clicando no botão Gostei. Assim você ajuda a divulgar o vídeo e a melhorar o conteúdo do canal
Canal no YouTube
Parabéns, sua inscrição no Feed RSS foi aceita. Leia em primeira mão todas as notícias do blog.
Siga @tdevrocks no Twitter agora e fique por dentro de todas as atualizações do blog.
Siga também o autor @asrsantos
Author: Adriano Santos
Adriano Santos é especialista em linguagens de desenvolvimento, Embarcadero MVP, possui +1000 artigos e vídeo-aulas publicadas em revistas e websites especializados, ex-editor chefe das revistas ClubeDelphi e WebMobile. Atualmente Diretor de Operações na startup GET IT! Technology e Consultor Senior na Embarcadero do Brasil.