News & Events
Delphi XE3, muita “bala na agulha”
O webinar de apresentação do novo Delphi XE3 e, claro, de toda a família de produtos Embarcadero aconteceu ontem [11/09] e mostrou todo o poder que a farramenta acaba de receber. Como sempre a Embarcadero tem feito grandes atualizações e investimentos no Delphi, C++, Firemonkey, etc. Isso é notável.
Isso demonstra o quão importante o RAD Studio é para a empresa e que tendemos a ter mais confiança em um produto que estável e em constante atualização e, claro, seguindo o mercado e suas tendências.
O Delphi XE3 como todos sabem é parte integrante de uma suíte de compiladores denominada RAD Studio onde encontramos C++ Builder, Prism e agora o HTML5 Builder que é o novo nome para o antigo RadPHP. Em breve falarei mais sobre o poder dessa ferramenta.
Siga @tdevrocks no Twitter e fique por dentro de todas as atualizações do blog.
Há alguns dias um rumor de que a Embarcadero fosse mudar o modo como de licenciamento do Delphi Professional, obrigando novos clientes a adquirir licenças separadas para poder rodar suas aplicações client/server, apareceu na internet. Na verdade um e-mail interno vazou. Preferi não me pronunciar a respeito e esperar o que ia dar.
Aconteceu que a Embarcadero voltou atrás e abortou a alteração, fazendo que novos usuários continuassem com o mesmo esquema de licenciamento há anos praticados pela antiga Borland e agora pela Embarcadero.
Adriano Santos é especialista em linguagens de desenvolvimento, autor de diversos artigos e membro do Embarcadero Community Evangelist Program. Siga-o no twitter @asrsantos e fique por dentro de tudo que acontece nos bastidores de TDevRocks.
O suporte ao desenvolvimento móvel, iOS (Sistema Operacional para iPhone e iPad) foi retirado por hora da versão XE3, o que indica que a Embarcadero deva estar preparando algo novo para suportar a plataforma. Até mesmo porque o Firemonkey sofreu atualização para a versão 2 e está sensacional. Segundo algumas fontes do TDevRocks o addon já está sendo desenvolvido e deverá ser lançado em breve.
O bom de tudo isso é que suportará ARM e as aplicações geradas para apartir dele poderão ser instaladas em iOS e Android. Excelente notícia.
Ainda falando em mobilidade, a EMBT preparou drivers do dbExpress para plataforma móvel bem como ClientDataSet e os bancos de dados SQLite e Interbase ToGo.
Mais novidades serão anunciadas aos poucos no blog. Fique ligado!