News & Events
Por que aprender Object Pascal pode ser uma boa decisão na carreira?
Essa semana me deparei com um post no conceituado site ITWorld que me deixou bastante animado. O post começa com a pergunta: Se eu lhe pedisse para citar a linguagem de programação cuja procura tem aumentado mais recentemente e lhe dissesse que o nome da linguagem começa com um “P”, as probabilidades são que você provavelmente diria Python, certo? Phil Johnson, autor do artigo dá a sua opinião e menciona um report publicado no site Dice.
O site publicou um posto com as 10 linguagens que mais tem aumentado no ranking de habilidades que mais tem demandas de profissionais no mercado. Talvez para alguns seja uma surpresa que Object Pascal tenha entrado na lista do top 10. OP entra em nono lugar com um skill de 1.889 no ranking e subindo. É certo que a linguagem passou por dificuldades no passado e tenha sofrido críticas e até recebido algumas coroas de flores, mas hoje sabemos que isso não é verdade e que há muita demanda de profissionais.
Johnson explica que a lista é determinada de acordo com a mudança na procura de competências de tecnologia baseadas em listas de trabalho. Os anos base foram 2013 a 2014. Como pode ser visto na imagem mais abaixo, a linguagem com maior aumento na demanda foi Cloudera Impala, um mecanismo de consulta SQL para Hadoop e de código-aberto. Entre o período citado os skills aumentaram em mais de 2.500 pontos.
Object Pascal – Johnson menciona como uma versão do Pascal orientada a objetos usada pela IDE do Delphi para desenvolver aplicativos web, desktop e aplicativos móveis, mas isso já sabemos “de cor de salteado” 😉 – teve o maior aumento da demanda dos últimos tempos, um aumento de pelo menos 1.800 pontos na sua classificação. Lá fora a média salarial, conta Phil, chega a U$$ 77.907 dólares ano, cerca de US$ 6.500 dólares/mês*.
*Sabemos que a realidade no Brasil é diferente em termos salariais.
Outros índices
Phil ainda menciona em seu post que os pesquisadores que divulgaram o índice na Dice não divulgaram (ou responderam) a respeito do porque do Object Pascal ter subido rapidamente no ranking, por isso menciona outros índices que podem ser muito interessantes para quem deseja repensar sua carreira de profissional de TI.
Segundo o índice TIOBE, um dos mais conhecidos sites que analisa e divulga índices de qualidade no mundo e também classifica pelo índice de busca de linguagens na internet, aponta que o Object Pascal subiu da 19a. posição para 11a. Um enorme salto.
Já o índice de Abril da PYPL, – que classifica linguagens baseadas em pesquisas no Google relacionadas a tutoriais – não aponta o Object Pascal em seu top 16. Não encontramos resultados para “Object Pascal Tutorial” no Google Trends, entretanto Pascal e Delphi Tutorial se mostram estáveis nas pesquisas do Google Trends nos últimos 2 anos, diferente de 5-6 anos atrás 🙂
A Rankings RedMonk também analisa e ordena linguagens, essa baseada em uma combinação de atividades do GitHub e Stack Overflow também acaba mostrando um ligeiro aumento no uso de Pascal desde Janeiro/2014.
Conclusão
O aumento da procura de Object Pascal no mercado de TI como um todo cresceu, como pudemos ler no artigo. Talvez ainda não seja o ideal, mas mostra claramente que adicionar Object Pascal, consequentemente Delphi, em seu currículo pode ser um grande diferencial na carreira do profissional nos dias de hoje. Provavelmente isso se deve as grandes mudanças e adição de inúmeras features no produto, tais como Desenvolvimento para múltiplas plataformas (iOS, Android e Mac OS X), integração com IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), entre outras.
Delphi Tour
Na próxima semana a Embarcadero do Brasil inicia seu Tour por 11 cidades espalhadas pelo Brasil todo em busca de mostrar todas as novidades do RAD Studio XE8. Faça sua inscrição para o evento, é gratuito, mas limitado.