News & Events
Dez dicas para criar aplicações profissionais Android com Delphi XE5 e Firemonkey
Construir aplicações profissionais para qualquer plataforma móvel não é uma tarefa simples, todos sabemos. Entretanto com Delphi XE5 tudo torna-se mais fácil. Mesmo assim é importante ficarmos de olho em algumas dicas importantes na hora de construir e distribuir nossos apps. Por isso a equipe da FMX Express (http://www.fmxexpress.com/) elaborou 10 (dez) super dicas Android para quem deseja ficar atento a alguns detalhes. Confira abaixo a lista mencionada:
10 dicas para criar aplicações profissionais Android com Delphi XE5 e Firemonkey
# 1. Salve um atalho na tela inicial depois de Instalar
Se você quer que os usuários sejam capazes de encontrar o seu aplicativo novamente depois de instalá-lo, você deve adicionar o ícone à tela inicial do usuário. O usuário pode removê-lo ou ele será automaticamente removido se desinstalar o aplicativo.
# 2. Proteger as conexões de dados do seu aplicativo com SSL
Os usuários estão se conectando a partir de hotspots públicos nos dias de hoje e você precisa proteger essas conexões de dados para manter os dados seguros. Algumas lojas de aplicativos como a Amazon App Store vai negar o seu aplicativo se você não usar conexões seguras para dados de login do seu usuário.
# 3. Criar e implantar ícones para seu aplicativo
Você vai precisar para criar um bom número de diferentes tamanhos de ícones para implantar seu aplicativo e fazer o upload para cada loja de aplicativos de for distribuir. Há um utilitário gratuito disponível, que torna isso mais fácil.
# 4. Manipular eventos de sistema Ativar e Desativar a App
Quando os usuários multitarefa usando o Android , há eventos de sistema específicos que serão disparados. Você deve adicionar esses eventos no seu aplicativo e agir conforme necessário.
# 5. Adicionar um Splash Screen App Carregando…
Apps Android podem demorar alguns segundos para carregar, onde o usuário pode ficar em dúvida sobre o que seu aplicativo está fazendo. Você pode configurar uma SplashScreen para que o usuário veja o seu logotipo ou algo semelhante enquanto carrega o seu app.
# 6. Manter o foco no controle em edição acima do teclado virtual
Quando o teclado virtual aparece por padrão ele irá cobrir a caixa que está sendo editado, se for abaixo da metade inferior da tela. Você pode rolar o formulário para que o campo que está sendo editado permaneça visível.
# 7. Use as caixas de diálogo de progresso para manter seu app responsivo
Se seu aplicativo está fazendo uma tarefa que vai levar algum tempo, como baixar ou salvar um arquivo você deve mostrar uma caixa de diálogo para o usuário com o progresso de modo que a sua aplicação não pareça congelada. Você pode usar qualquer um dos vários recursos que o Delphi te oferece.
# 8. Verifique a conectividade de rede antes de tentar ligar
Você deve verificar se o usuário está conectado à internet antes de chamar funções que necessitem conexão com a internet. Desta forma, você pode notificar o usuário se ele não tiver conectividade e seu aplicativo pode lidar com isso adequadamente.
# 9. Segurar o botão voltar do Android
Dispositivos Android tem um botão de volta o que você deve lidar para que seus usuários tenham um fluxo correto dentro de sua aplicação.
# 10. Salvar configurações entre Sessões
Você pode usar tanto TIniFile e TMemIniFile para salvar as configurações no Android assim como você faria no Windows. Tenha certeza de usar TPath.GetDocumentsPath + PathDelim para obter o local certo para salvar o arquivo INI. Uma segunda maneira de salvar as configurações seria com SQLite.
A TDevRocks fez a tradução das dicas para você, mas caso deseje ler o artigo em inglês, acesse esse link.