News & Events
Two Days Extreme Delphi São Paulo. No olho do furacão.
- 15 de março de 2016
- Posted by: Adriano Santos
- Category: Notícias
Aconteceu esse final de semana, 12 e 13 de Março, o evento Two Days Extreme Delphi em São Paulo, evento criado pela RM Factory e organizado por nosso amigo Rodrigo Mourão. O evento reuniu alguns dos especialistas em Delphi mais extremos do país, tais como Manoel Edésio da Edesoft, Kelver Merlotti MVP Embarcadero, Alan Glei também MVP Embarcadero, Laércio Guerço da ITSoluction e muito mais.
Two Days Extreme Delphi São Paulo. No olho do furacão.
No olho do furacão. O evento passou por São Paulo já deixando saudades. Foi um turbilhão de palestras de altíssima qualidade que deixaram todos ansiosos para a próxima edição. Vimos muita programação orietada a objetos, dicas, macetes, sincronismo de dados mobile e servidor DataSnap, programação extrema com arduino e Delphi, programação para Web com IntraWeb e a desmistificação de tudo que já foi dito sobre Web vs Delphi, uso de Bluetooth para controle de devices, enfim…se você não compareceu, perdeu e agora só no ano que vem.
Impossível falarmos aqui tudo que aconteceu no evento, mas fizemos o máximo para deixa-lo com água na boca. Confira.
Resumo das Palestras
Day One – Saturday
O primeiro dia de palestras iniciou com Rodrigo Mourão falando sobre o aumento de produtividade no Delphi, tema extremamente importante, utilizando recursos da própria IDE (Integrated Development Enviroment) para isso. Foi falado sobre recursos de refactoring, teclas de atalho, segredos da IDE do Delphi e muito mais. 100% de aproveitamento e muita, muita dica de Rodrigo Mourão.
Na sequencia o MVP Kelver Merlotti falou sobre uma série de recursos avançados de RTTI e Livibindings que contribuem para termos ainda mais poder sobre o desenvolvimento de nossas aplicações construídas tanto para desktop quanto mobile.
E pegando o ganho de recursos avançados, Alan Glei foi a fundo na explanação de recursos para turbinar o acesso a bancos de dados utilizando FireDAC, o framework poderoso de acesso a dados incorporado ao Delphi desde a versão XE4.
Rodrigo voltou a cena com um tema mais suave e divertido, mas ainda com um aprofundamento pesado nos recursos. Mourão falou como a utilização de recursos de animação em aplicativos construídos com Firemonkey.
O período da tarde iniciou com a presença do especialista em SCRUM Ceselly Fernandes que se aprofundou nas entranhas do SCRUM e abriu o jogo sobre gestão de projetos, gestão de prazos, e etc. Excelente palestra.
Laercio Guerço abriu a mente de todos para o uso de IntraWeb no Delphi, para programação de páginas internet. Se você acha que consegue chegar somente ao Hello World com IntraWeb, está enganado. O IW está cada vez melhor e mais evoluído. Show de bola.
Sem dúvida nenhuma o primeiro dia foi cheio de raios e trovões e deixaram a galera ainda mais empolgada.
Day Two – Sunday
O domingo iniciou com minha palestra sobre Sincronismo de Dados Mobile e DataSnap REST. Falei um pouco sobre os reais motivos em se desenvolver aplicativos multicamadas e não mais com conceito cliente/servidor. Comentei sobre a classe FireDACJSONReflect e suas vantagens no dia-a-dia. Criei um aplicativo rapidamente para mostrar o uso de threads anônimicas ajudando no envio e recebimento de dados vindos do servidor DataSnap.
Sincronismo de dados com mobile, Adriano Santos
Publicado por Blog Rodrigo Mourão em Domingo, 13 de março de 2016
Boas práticas em POO, tema que sempre chama a atenção de todos. Pois bem, Rodrigo Mourão entou em cena mais uma vez para falar sobre o tema e mostrar na prática o que realmente são boas práticas em programação orientada a objetos.
Tivemos também as presenças de Manoel Edésio e Luis Viola falando sobre um dos temas mais comentados no mundo, IoT – Internet of Things, ou seja, Internet das Coisas. Explanaram suas ideias, recursos, e seus projetos de maneira bastante hard e dando ao público uma noção micro e macro do que é possível ser fazer com essa tecnologia.
Seguindo sua sequencia de palestras realcionadas a POO, Mourão continuou falando sobre MVC – Model View Controller – e MOR, eficácia em persistência de objetos no Delphi. Palestras extremamente hard.
O evento fechou com um tema mais clean, suave e divertido, mas não saindo da linha hard. Alan falou sobre o uso de Bluetooth para controlar dispositivos, nesse caso Alan usou um carrinho de controle remoto da Bee Wi e programou suas funções utilizando Delphi. Demais a apresentação.
Enfim, ano que vem tem mais e com certeza, estarei lá para prestigiar e levar um pouco do que aprendi a todos os ouvintes.
Confira algumas das fotos do evento.