News & Events
Dica: Suporte à Distância
- 12 de março de 2008
- Posted by: Adriano Santos
- Category: clubedelphi delphi delphi2006 delphi2007 dicas distância on-line revista suporte
Suporte à Distância
Na edição 93 da revista ClubeDelphi, publiquei um QuickUpdate mostrando como fazer uso de um recurso bastante interessante disponibilizado pela equipe do UltraVNC, software para acesso remoto. Porém muitos leitores ficaram com dúvidas na configuração do roteador. Nesse micro-artigo mostrarei como configurar um roteador LinqSys para montar as rotas que o Suporte.exe usará para “encontrar” o técnico.
A primeira providência a se tomar é entrar no Windows Explorer ou Internet Explorer e acessar o IP do router. Normalmente o IP é encontrado na documentação do aparelho, ou seja, em seu manual. No meu caso o IP é 192.168.15.1. Digitado o IP na barra de endereços a seguite tela será exibida:
Digite o usuário e senha do roteador. Normalmente o usuário é admin e a senha admin, mas isso varia bastante de roteador para roteador.
Feito isso uma página com as configurações será aberta. Clique em Applications & Gaming, ou localize no seu hardware qual o link referente as portas e redirecionamentos de IP’s. No meu a tela é a que podemos ver na figura seguinte.
As informações a serem preenchidas são:
- Application: Nome da porta;
- Start e End: Porta de início e fim, respectivamente;
- Protocol: Protocolo da porta, TCP;
- IP Address: Endereço de IP. Perceba que começa em 192.168.15 e o final é configurado.
- Enable: Se está ativa ou não a porta;
O mais importante aqui é configurar corretamente o número da porta em Start e End e para qual IP que a porta será direcionado. Um exemplo:
Application | Start | End | Protocol | IP Adress | Enable
[adriano] | [36010] | [39010] | [TCP] | 192.168.15.[10]| [True]
Aqui estou dizendo que: cada vez que entrar uma requisição na porta 36010 ela será redirecionada para o IP 192.168.15.10, o meu. Ceramente que o IP em minha máquina deverá ser FIXADO, senão não funcioná.
O resto é por conta do aplicativo VNC Viewer. Configure o atalho do arquivo para algo como:
“C:\Arquivos de programas\UltraVNC\vncviewer.exe” -listen 36010
Pronto, abra o VNV Viewer pelo atalho e aguarde a solicitação de suporte técnico. Uma tela de confirmação será aberta conforme a seguir:
Essa dica também foi publica no link:
Micro-Artigo sobre configurações do roteador referente ao QuickUpdate da CD93
Adriano Santos
Editor Técnico Revista ClubeDelphi
Siga @tdevrocks no Twitter agora e fique por dentro de todas as atualizações do blog.
Siga também o autor @asrsantos