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Smartphones em números
- 26 de julho de 2012
- Posted by: Adriano Santos
- Category: aplicativo delphi desenvolvedor Desenvolvimento objc objectivec Objetive-C Xcode xe xe2 [Arquivo]
Durante o WWDC 2012 – Conferência de Desenvolvedores da Apple – foram divulgados diversos números. Até a data do WWDC foram contabilizados 30 bilhões de downloads de aplicativos na App Store. São mais de 650 mil apps disponibilizados, 22o mil apenas para iPads, mais de 400 milhões de cartões de crédito cadastrados na loja e US$ 5 bilhões de dólares pagos a desenvolvedores no mundo todo. E a Apple ainda levará sua loja para mais 32 países.
E se você acredita que, por conta do preço, nem são tantos iPhones assim distribuídos por ai, hoje a Sprint Nextel anunciou que vendeu 1,5 milhão de iPhones no FQ2 2012, sendo 40% deles a clientes com linhas pós-pago. Sem contar que AT&T, Verizon Wireless e Sprint juntas somam 30% das vendas efetuadas pela própria Apple. Isso indica o quão promissor o mercado é e quanto de dinheiro ainda existe para ser, digamos, “resgatado”.
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Todo esse meu exercício em entender os números tem um motivo: Como abocanhar um pouco desse mercado?
Escrevi duas [1, 2] publicações sobre como se tornar um desenvolvedor Apple oficial aqui mesmo neste blog. Pois bem, a tarefa não é fácil, tão pouco “barata”. É verdade que o processo de inscrição é complexo e o custo para chegar ao ponto de adquirir os equipamentos necessários para isso é alto. Mas não é sobre isso que vamos discutir, até mesmo porque ficaríamos uma eternidade falando sobre custo x benefício.
Adriano Santos é especialista em linguagens de desenvolvimento, autor de diversos artigos e membro do Embarcadero Community Evanglist Program. Siga-o no twitter @asrsantos e fique por dentro de tudo que acontece nos bastidores de TDevRocks.
O que desejo fazer é abrir uma discussão sobre: Quais ferramentas utilizar para entrar nesse mundo?
Um pouco de história
Até bem pouco tempo a Apple não permitia que desenvolvedores utilizassem outras ferramentas/linguagens que não fossem as que ela elegeu como padrão para criar apps para as plataformas iOS (Sistema Operacional do iPhone, iPad e iPod Touch, antes chamado de iPhone OS), ou seja, Xcode (IDE de desenvolvimento) e Objetive-C, linguagem. Isso mudou, e agora é permitido usar qualquer tecnologia para tal. Isso abriu um mercado que antes era extremamente fechado.
Nos dias atuais podemos utilizar, por exemplo, Delphi Prism e a suíte de desenvolvimento RAD Studio XE2, ambas ferramentas da americana Embarcadero Technologies. É certo que ainda é necessário possuir um equipamento Mac para fazer a compilação final do app e prepará-lo para efetuar os primeiros testes no simulador do iPhone que faz parte da ferramenta Xcode.
RAD Studio XE2
Especialista em linguagens de programação e entusiasta da linguagem Delphi há 15 anos, posso afirmar com ganho de causa que uma das grandes dificuldades do Objetive-C, linguagem padrão Apple, com certeza é a curva de aprendizado. Não é fácil escrever e se adaptar ao ObjC do dia pra noite. As diferenças entre Delphi e ObjC são grandes e senti certa dificuldade.
A linguagem é magnífica, possui diversas particularidades que outras não chegam nem perto e uma das coisas que mais acho interessante é sua intimidade com o controle de memória. O compilador gerencia variáveis e constantes e “diz” gerencia quando e como deve ser “jogada” fora uma determinada porção de memória. Tudo para usufruir ao máximo o processamento do gadget.
Entretanto, não estamos aqui para falar de Xcode, Objetive-C, etc. Estamos aqui para falar de Delphi, de RAD Studio, de velocidade e menor curva de aprendizado.
Estou surpreso com a facilidade com que é possível criar um aplicativo, compilar, testar e debugar um app usando o RAD Studio. Sim, sou suspeito para falar, mas venhamos e convenhamos. Você que gastou ou pensa em gastar algumas garoupas na compra de um bom equipamento, precisa levar em consideração a velocidade com que se paga seu projeto.
Assisti a diversas palestras sobre desenvolvimento mobile e venho tocando minha própria startup. Adotei a princípio o Xcode, mas senti dificuldades e parti para outros horizontes.
Firemonkey
Um dos reais ganhos com a aquisição do RAD Studio XE2 certamente diz respeito ao Firemokey. O Firemonkey é um framework de desenvolvimento bastante robusto desenvolvido pela Embarcadero Technologies e que abre um leque de implementações e possibilidades para qualquer desenvolvedor. Primeiro porque é cross-plataform, ou seja, funciona em praticamente qualquer plataforma, por isso tão importante para o XE2 e versões superiores. Segundo, e não mais importante, porque permite aos desenvolvedores usufruir de recursos de aceleração tais como Direct2D e OpenGL.
Introduced in RAD Studio XE2, Delphi XE2 and C++ XE2, it allows developers to design applications and interfaces that take advantage of the acceleration features available in Direct2D (on Windows Vista and Windows 7), OpenGL (on Mac OS X), OpenGL ES (on iOS), and GDI+ on Windows platforms where Direct2D is not available (Windows XP for example).
Isso significa que temos em mãos uma ferramenta completa e robusta. Em outras palavras, quando adquirimos uma o XE2 estamos expandindo nosso horizonte e tendo a oportunidade de desenvolver aplicativos de qualidade, com performance e com ganhos em diversas plataformas. Em breve disponibilizarei em nosso Tech Channel vídeo-aulas que mostrarão como iniciar os estudos e a criação de aplicativos com XE2, aguarde.
E você? Qual sua visão em relação ao mercado?
Mais números
Esses número são antigos (base 2010 a 2011), mas também impressionam. São um comparativo grotesco, ainda que importante, entre iOS e Android. Também demonstram o quão grande esse mercado se tornou nos últimos anos. Veja e tire suas próprias conclusões.
iOS
|
Android
|
|
Unidades |
108 milhões
|
100 milhões
|
Ativações por dia |
127 mil (em 2010)
|
400 mil (em 2011)
|
Modelos disponíveis |
2
|
310
|
Marcas |
1
|
36
|
Países que vendem |
90
|
96
|
Aplicativos |
650 mil (App Store)
|
200 mil (Android Market)
|
Apps gratuitos |
37%
|
57%
|
Downloads |
10 bilhões (App Store)
|
3 bilhões (Android Market)
|
Faturamento |
US$ 6,8 bilhões (App Store)
|
US$ 100 milhões (Android Market)
|
Aparelho mais barato no Brasil |
849 reais
|
254 reais
|