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Games em Delphi: Memorize essa ideia
- 27 de outubro de 2014
- Posted by: Adriano Santos
- Category: Firemonkey games Notícias XE6 XE7 [Arquivo]

Na última semana estreamos uma nova série onde o objetivo é mostrar aplicativos, especialmente jogos, desenvolvidos em Delphi no intuito de mostrar um pouco mais do que a ferramenta é capaz. O primeiro trabalho mostrado aqui, e que motivou a criação da série, foi o jogo da memória Memory Kids desenvolvido pelo desenvolvedor autônomo Alessandro Levartoski.
A redação da TDevRocks entrou em contato com o desenvolvedor para saber um pouco mais sobre o trabalho e a criação do game. Confira em entrevista exclusiva com Alessandro os principais detalhes do desenvolvimento desse game.
Games em Delphi – Entrevista
TDevRocks: Alessandro, os leitores do blog TDevrocks sabem que uma boa parte dos desenvolvedores Delphi costumam utilizar a ferrmenta para desenvolvimento de aplicativos corporativos, o que foge totalmente do conceito e elementos envolvidos em um game. Como foi a experiência de desenvolvimento do game MemoryKids da formação da idéia ao projeto final?
Alessandro: Para criar jogos sem muitas animações é praticamente o mesmo da VCL (Visual Component Library) que estou acostumado com o Delphi, com poucas diferenças para o Firemonkey (Framework Visual no Delphi), acredito que a pessoa tendo uma boa criatividade, é possível criar muitos jogos legais.
TDevRocks: Quanto tempo em média você levou para desenvolver aplicativo/game?
Alessandro: 3 semanas, trabalhando umas 5 horas por dia.
TDevRocks: Em relação a retorno do aplicativo, como você imagina rentabilizar ou a ideia é realmente ser apenas FREE como parte de uma divulgação de seu trabalho? Nos conte um pouco.
Alessandro: Não pretendo fazer jogos pagos, porém coloquei anúncios, quem sabe conseguir algum lucro com esses anúncios da adMob.
TDevRocks: Alessandro esse foi apenas o primeiro dos games desenvolvidos? Você pretende criar novos jogos para a plataforma Android?
Alessandro: Sim, foi o primeiro, já estou fazendo um outro jogo utilizando o Firemonkey para a plataforma Android e quem sabe mais para frente para a plataforma iOS.
TDevRocks: Outro tema muito procurado e questionado pela comunidade Delphi é quanto ao tamanho final dos aplicativos. A comunidade está curiosa: como você conseguiu finalizar ambos os aplicativos com uma média de 15Mb? Alguma dica especial para todos?
Alessandro: Um erro que eu vejo sempre as pessoas cometendo sobre o tamanho dos apps é de compilar com o target em “Debug” por isso o apk fica com o tamanho um pouco grande. Já em “Release” o tamanho fica bem menor. Os sons, que acredito que foram os arquivos mais pesado do meu projeto, utilizei o formato “.ogg”.
Existe um jogo na Play Store feito pela Coding Hamster Studio, chamado GemGenie desenvolvido em Delphi que o apk deles ficou 7.5MB, foi um projeto desenvolvido em Delphi XE6 baseado em um game publicado no FMXExpress, Bejeweled Clone.
Então o meu APK ainda saiu com um tamanho “grande” comparando a esse jogo :D.
