News & Events
Games em Delphi: Transforme seu guri em um The Flash!
Todos nós sabemos que jogos estimulam a criatividade de crianças e é exatamente por isso que existem tantos games no mercado. The jogos de tabuleiro a brinquedos interativos, a verdade é que isso funciona, e como!. Pensando nisso, a empresa Agile Mobile acaba de lançar seu primeiro game da memória voltado aos pequenos. Sim, sim, você gosta de jogo da memória, mas já passou da idade? O desenvolvedor Rafael Ribas recomenda o aplicativo para todas as idades.
Assim como temos feito toda semana, a redação de TDevRocks entrou em contato com o carioca Rafael Ribas, criado do game, para falar um pouquinho sobre o aplicativo e suas pretensões. E claro, o game é feito totalmente em Delphi.
Games em Delphi: Entrevista
TDevRocks: Rafael, o desenvolvimento de aplicativos para a plataforma móvel, seja iOS ou Android, tem crescido exponencialmente nos últimos tempos. Hoje sabemos que são cerca de 700 mil aplicativos na AppStore e mais de 300 mil no Google Play. Você tem interesse em popularizar seu app? E como faria isso?
Rafael: Claro que sim! Aposto que todos os desenvolvedores desejam isto! 😉
O grande desafio está em fazer a sua app aparecer no meio de tantas outras. Para isso, o desenvolvedor precisa se instruir sobre o assunto. Bastante. Dentre algumas fontes de informação, eu destacaria dois livros que irão lhe mostrar a dura realidade mas, ao mesmo temo, algumas saídas: “Genius Android Marketing” e “Appreneur – Secrets to Success in the App Store“.
Vale a pena cada leitura!
TDevRocks: Já fizemos aqui essa pergunta a outros desenvolvedores, e com você não será diferente ;). Qual versão do Delphi você utilizou para desenvolver o AgileMemory e quais recursos especiais utilizou?
Rafael: A versão foi a RAD Studio XE7 Enterprise, que tornou a vida bem mais fácil para trabalhar com o Android. Quanto aos recursos, utilizei as animações do FireMonkey. Este framework, definitivamente, leva você a um nível profissional sem muito esforço.
TDevRocks: Em relação a sons e imagens, como você encapsulou tudo isso no seu aplicativo? Está usando algum recurso especial do Delphi?
Rafael: A opção de deployment cuida de tudo de uma maneira muito simples, fácil e intuitiva. Nada especial foi necessário. Você só precisa aprender onde os arquivos, que você configurou no remote path, estarão em runtime.
Por exemplo, no Android, se você configurou o “Remote Path” dos arquivos de imagens e sons como “.\assets\internal”, em runtime eles estarão no caminho retornado pelo método estático TPath.GetDocumentsPath, assim como para “.\assets\external” você deve usar TPath.GetSharedDocumentsPath. Essa informação você pode consultar na documentação na DocWiki da Embarcadero.
TDevRocks: Quanto tempo em média você levou para criar o app?
Rafael: O desenvolvimento deste jogo foi aos poucos, mas, se juntar todo tempo investido, levou uns 15 dias. Vou te falar que a parte mais rápida foi a de programação, uns 3 dias. O resto foi com a de design. Eu não tenho aptidão para isso e costumo demorar demais para decidir a escolha de gráficos e mais ainda na edição deles. Pesquisei serviços freelancers para tentar obter gráficos exclusivos, mas o investimento é um pouco alto para um jogo gratuito. É importante dizer que todas as figuras e sons foram devidamente licenciados. E se você deseja fazer a coisa certa, deve fazer o mesmo. Existem diversos sites que licenciam boas imagens por um preço justo. Mas não se engane, o valor de uma imagem para ser utilizada numa app paga é bem mais alto do que as utilizadas em apps gratuitos.
TDevRocks: Quais dicas você daria para quem desejar iniciar o desenvolvimento de aplicativos móveis com o Delphi nos dias de hoje?
Rafael: Invista seu tempo no estudo dos seus concorrentes e no design. O resto o Delphi faz pra você!
Eu já desenvolvi apps para Android em Java e posso dizer que não há nada como o poder do Delphi para resolver elegantemente e com muito menos código, tarefas que, em Java, são entediantes. Para você ter uma idéia, tirar uma foto e acessar o arquivo, são necessárias cerca de 30 linhas de código Java contra uma única linha no Delphi. Um simples ShowMessage do Delphi exigem várias linhas de código em Java. A produtividade é absurdamente maior no Delphi.
Rafael nos deu excelentes dicas e cremos que são de suma importância para quem deseja ingressar hoje no mundo dos games e aplicativos para AppStore e Google Play. Além disso, Rafael nos deixou uma nova e importante dica. O site Dollar Photo Club. Nós acessamos o site e gostamos bastante. Nele você pode se associar pagando uma taxa mensal de US$ 10 mês ou US$ 99 ano para ter acesso a imagens em alta resolução, vale a pena conferir.
Até a próxima
#GoToDelphi
Author: Adriano Santos
1 comentário
Comments are closed.
[…] Consultoria é responsável por criar diversos aplicativos, entre eles o joguinho Memory Game já mencionado aqui no passado e que é direcionado à crianças. O desenvolvedor responsável pela empresa é o colega […]